Dia a dia, vivemos nosso próprio sonho pessoal. Podemos estar conscientes ou não de cada passo, mas eles estão aí….
Vivemos contínuas mudanças em suas vidas pessoais e profissionais, mudanças que podem ter sido programadas ou não. Dentro de nossa busca pelo bem-estar e crescimento interior, podemos repensar muitas coisas que nos permitem nos conhecer e nos orientar para o que nos satisfaz e para o que melhor sabemos fazer.
Conhecer os objetivos que temos e as ferramentas para os conseguir atingi-los é o primeiro passo a ser dado em direção nosso SALTO MAIS ALTO!
É verdade que falar sobre nós mesmos, em algumas ocasiões, pode ser difícil. Achamos que nos conhecemos, mas poucas vezes paramos para pensar, refletir e escrever nossas metas. Não paramos para analisar e ter consciência das características que facilitarão ou dificultarão atingir as metas.
3 ferramentas iniciar seu processo de autoconhecimento de forma simples e eficaz:
Você realizará essa tarefa colocando em uma folha quem é, em outra, quem deseja ser e, em outra, como vai fazer para chegar a isto. Será também interessante complementar este exercício com um feedback das pessoas de sua confiança para saber como elas o veem e o percebem.
– A linha da vida. Esta ferramenta permite que você crie uma linha horizontal que representa a sua vida. Nesta linha, você marcará um ponto médio que representa o agora. Em seguida, comece a incluir as diferentes situações e experiências que tenha vivido no passado. Assim, você poderá se tornar consciente daquilo que considera relevante em sua vida. A segunda parte consistirá em preencher parte de seu futuro, assinalando seus objetivos mais próximos e mais afastados no tempo.
– Ter um diário de emoções. Sinta conscientemente as emoções como tesouros, já que o poder delas em nós é imenso. Escutar as nossas emoções pode contribuir para revelar muitos detalhes sobre nós mesmos, sobre outras pessoas ou diferentes situações.Devido a isso, o diário emocional é considerado uma técnica para facilitar o autoconhecimento.
Estar consciente de seu próprio estado emocional, conhecer quais são as emoções que mais se repetem em seu dia a dia, ou a origem delas, entre outras manifestações, poderá fazer com que você tenha um maior autoconhecimento em qualquer fase de sua vida que deseje.
Gostou? Compartilhe e ajuda outros a se conhecerem melhor!
PS: “Diário das Emoções” entre em contato que te envio!
Deixe seu comentário abaixo que vou adorar ler e conhecer você ?
Lucimar Valadão
Coach de Vida e Desempenho – Especialista em Empoderar Mulheres